domingo, 19 de setembro de 2010

A Incompreensão musical desferida pela mediocridade


                                                                    
                                                              
                                                                 Charles Mingus
“uma noite , num clube onde experimentava uma  das suas novas composições , e onde o público se mostrava particularmente barulhento e desatento , Mingus  parou subitamente a orquestra e lançou-lhes “ se acham que aquilo que tocamos é bizarro,experimentem olhar um pouco para vocês “ relatado por Nat Hentoff ( Historiador,Romancista e Crítico Musical )                                                               http://www.youtube.com/watch?v=V4mfCMvEy8U                                     

                                                                     Ornette Coleman


Five Spot_Templo do Be Bop_New York em 1959....Alguém gritou; “ Parem com essa cacofonia ! seus instrumentos assobiam como cobras ! “...acusaram-me de tocar desafinado , de não conhecer nem as escalas nem a harmonia ou regras do Be Bop. apelidaram minha música de “ Free Jazz “ , querendo com isso dizer “ Qualquer coisa “. O dono da casa nos manteve.na terceira noite , para espanto meu , vi Leonard Bernstein ali . ele subiu ao palco , me abraçou , pegou o microfone e declarou que nossa música era a coisa mais interessante que ouvira desde as inovações de Charlie Parker e Thelonious Monk nos 40. Bernstein cochichou no meu ouvido " meu caro , é melhor ser crucificado que se entediar. Além disso , a crucificação vai eterniza-lo “ _Relato de Ornette Coleman ( O Músico que implodiu o Jazz com seu Saxofone de Plástico Branco )                           http://www.youtube.com/watch?v=q9JbpUeG1Kg                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário